fbpx

100 MIL TESTES REALIZADOS

Barueri atinge a importante marca de 100 mil testes RT-PCR, que detecta casos de infecção pela Covid-19 e ajuda no diagnóstico precoce dos pacientes

Barueri conseguiu atingir uma importantíssima marca no combate à pandemia causada pela Covid-19 no município. Mais de 100 mil exames de RT- PCR para Covid -19 foram realizados até o momento na população da cidade. Eles servem para diagnosticar os casos de infecção ativa pelo vírus, e o RT – PCR (reverse-transcriptase polymerase chain reaction, na sigla em inglês) é considerado modelo “padrão ouro”, ou seja, um dos mais eficientes para detectar casos de infecção.

De setembro do ano passado, quando começou a testagem nas tendas alocadas ao lado do ginásio de esportes José Corrêa, até agora foram feitos 105.599 exames. Os testes vão continuar até o final de julho e poderão ser estendidos até quando durar a pandemia, informa a Secretaria de Saúde.

“Estou extremamente satisfeito em chegar ao marco de 100 mil testes.  Com essas testagens em massa podemos mapear melhor os números e ofertar um diagnóstico precoce aos nossos pacientes. Somos o único município da região que atende em esquema de drive-thru, desde o auge da pandemia, sendo que as testagens para pacientes assintomáticos e sintomáticos não foram descontinuadas em nenhum momento”, afirma o secretário de Saúde de Barueri, Dionísio Alvarez Mateos Filho.

Locais de testagem
Os exames estão sendo realizados nos seis prontos socorros do município e nas tendas localizadas no estacionamento do Ginásio José Corrêa, neste último pelo sistema de “drive-thru” (em que a pessoa chega de automóvel e o material é coletado sem precisar sair do veículo). Os exames nos PSs são realizados mediante solicitação médica. Nas tendas, são agendados através do aplicativo para celular APP Saúde Barueri, para pacientes maiores de 18 anos; outra opção de agendamento é na UBSs (Unidade Básica de Saúde) mais próxima da residência.

O aplicativo APP Saúde Barueri pode ser baixado gratuitamente na Google Play para sistemas Android e na Apple Store, para iPhones.

Ao todo, vêm sendo coletados 750 testes PCR, em média, por dia (450 nas tendas e 300 nos PSs).

O atendimento nas tendas é realizado de segunda a sexta-feira das 7h30 às 16h00. A equipe é composta por 36 profissionais entre enfermeiros, técnicos de enfermagem, segurança, higienização etc. O resultado do teste fica pronto entre três e cinco dias úteis, mas, em média, tem sido liberado em até 48 horas.

O serviço tem recebido a aprovação da população. Marina Comim Barbosa fez recentemente o teste e aguarda resultado. Pelo Instagram da Prefeitura de Barueri, ela elogiou a equipe de profissionais que a atendeu. Katia Sakai, que também deixou registro no Instagram, aprovou o sistema de agendamento. “Já fiz esse teste duas vezes, muito prático esse sistema de agendamento, Barueri está de parabéns”, destacou.

Números da vacinação

Até segunda-feira (dia 7 de junho) foram aplicadas 95.592 doses de vacina contra a Covid-19, sendo 67.221 pessoas que receberam a primeira dose e 28.371 a segunda. A Secretaria de Saúde de Barueri informa ainda que em maio passado, o percentual de exames para a Covid-19 que deram positivo foi de 29%, número que se mantém praticamente constante nos últimos meses.

Edição: Luciano Somenzari

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *